SEIKO PROSPEX: Afinal, o que é essa classificação dos Relógios SEIKO?

A palavra PROSPEX ou sua logomarca passou a ser percebida em vários modelos de Relógios das linhas SEIKO. Mas afinal, o que seria um SEIKO PROSPEX, ou o que isso tem a ver com os Relógios de mergulhos que estão sendo lançados ultimamente?

Seiko Prospex Logo

Se você é um admirador se Relógios de mergulho e também amante da marca SEIKO, saiba que agora todos os Relógios de mergulho da marca terão uma identificação especial para mostrar que são sim Relógios de mergulho certificados e com atributos técnicos especialmente voltados para o uso do Relógio de forma profissional.

Origem da palavra PROSPEX

A palavra PROSPEX em si, tem um significado quase literal, sendo uma palavra que surgiu de outras duas : Especificações Profissionais. ESP + Pro (Invertido, claro), na língua inglesa, ficaria PROSPEX, sendo PRO (profissionais), e SPECS (especificações), incluindo  a letra X como uma identidade da marca.

Ou, seja, agora já sabemos que todos os Relógios da SEIKO que carregarem a gravação PROSPEX no mostrador (dial), estão deixando claro que se trata de um Relógio de mergulho que dará conta de todo o recado.


Relógio de Mergulho: 5 características que os fazem exclusivos


Essa chancela irá facilitar o processo de compra, ainda mais atualmente que existem vários Relógios da Linha SEIKO 5 que “parecem Relógios de Mergulho”, mas, não o são!

Além de facilitar a compra nos casos nos quais existirem dúvidas, é também uma maneira oficial de leigos identificarem os melhores Relógios com adequação para mergulhos da marca SEIKO.

Mesmo antes da SEIKO tomar a decisão de imprimir a logomarca PROSPEX em seus relógios, ela já carregava a responsabilidade de produzir uns dos melhores relógios de mergulho do mercado.

As duas marcas mais famosas e reconhecidas mundialmente na produção de relógios de mergulho, são a Rolex, com sua linha Submariner e a OMEGA, com a linha Seamaster. O grande diferencia da SEIKO é que ela consegue ofertar Relógios infinitamente mais acessíveis, com qualidade absurda, e tecnicamente direcionados para o público que necessita de uma “ferramenta de pulso”.

Tradição SEIKO em relógios de mergulho

Por mais que a nomenclatura PROSPEX seja algo relativamente novo, vale sempre relembrar que em 1965, a SEIKO apresentava ao mercado o Relógio SEIKO 6217 (referência), também conhecido como SEIKO 62mas.  

SEIKO 62mas vintage

SEIKO 62mas vintage

Nessa década de 60, os relógios de mergulho estavam em alta devido a popularização dos mergulhos autônomos, o que gerou uma corrida entre os relojoeiros na criação/lançamento de Relógios de mergulho ao mercado.

Tratando-se de mergulhos, todos sabem que o instrumento mais importante é o Relógio, pois através da medição e cronometria do tempo, o mergulhador tem uma parâmetro de quanto tempo ele se encontra submerso e também quando tempo ainda existe de suprimento de oxigênio no cilindro. Nesses casos, o Relógio pode salvar vidas.

Coleção de alguns Relógios SEIKO PROSPEX

Vale frisar também, que atualmente existe um movimento inverso na aquisição de Relógios de mergulho da SEIKO.

Diferente do que ocorreu no passado, hoje, o grande público consumidor não são os mergulhadores profissionais, e sim colecionadores, entusiastas e admiradores de Relógios que querem investir  em uma peça de muita qualidade e estanqueidade garantida, mesmo para realização de uso simples, na rotina.

Estes usuários que citei acima, também são chamados de DESKDIVER, ou seja, “mergulhadores de mesa”. Geralmente são colecionadores e apaixonados por relógios, que já identificaram o que torna uma peça exclusiva e resistente de verdade. Sem falar, que atualmente os Relógios SEIKO estão mais colecionáveis do que nunca.

Características de um relógio SEIKO PROSPEX

Entre os Relógios SEIKO que são classificados como PROSPEX, podemos observar algumas características nos atributos técnicos que são semelhantes:

– Resistência mínima de 20atm (200 metros)

– Coroa rosqueada

– Vidro em Cristal Hardlex

– Bezel unidirecional

– Mostrador e ponteiros de fácil leitura

– Substância luminescente bem forte (lúmen)

Apesar de não ter localizado uma tabela oficial com as condições mínimas para um SEIKO receber a classificação PROSPEX, as características acima foram observadas em muitos Relógios que já tive em mãos, e também localizados através de fotos e vídeos, comparando todos os Relógios atuais da linha PROSPEX.

Mergulhador Relógio

Se você está pensando em iniciar sua coleção de Relógios de mergulho com um dos modelos SEIKO PROSPEX, saiba que estará iniciando sua jornada com o pé direito. Não se preocupe com a qualidade dos Relógios da SEIKO.

Qualidade garantida

A SEIKO é uma das poucas marcas de entrada que possui qualidade extrema em seus produtos. Grande parte disso deve-se ao fato de seu modelo de produção, que é manufatureiro, ou seja, todos os processo de fabricação e montagem dos relógios são feitos pela própria SEIKO, sem terceirização etc.

Os Relógios se mergulho da SEIKO são projetados para de fato aguentar além da pressão subaquática de mergulhos profissionais em grandes profundidades, também, o uso severo no dia-a-dia.

Recomendo sem restrições a aquisição de qualquer modelo da linha SEIKO PROSPEX!

Bom uso e bons mergulhos!

Abraços,

Thallys Rodrigues

Thauro Relógios


Aproveito para deixar um convite! Visite nosso E-commerce e conheça todos os Relógios que temos á venda no link abaixo:

https://www.thauro.com.br/

Caso você não tenha encontrado o relógio que procura, nos chame no Whatsapp 31992762624 que podemos fazer orçamentos também!

Comente via Facebook